Papo Reto: O Cancêr da Internet

Tumblr_m8cv1mrzli1rowxcf_large

Eu vi um texto em um blog esses dias - não me lembro o nome - que dizia sobre o Brasil ser o câncer da internet, dizendo que os brasileiros são extremamente mal educados e anti-éticos, trazem a maioria dos vírus encontrados nas redes sociais e que "abrasileiraram" o facebook, por exemplo.

Não que eu descorde totalmente do que eles disseram, mas vamos por nossa cabeça pra pensar. Todo dia, em todo lugar, vejo as pessoas, os próprios brasileiros se menosprezando. Eu entendo muito sobre essa questão do facebook, eu mesmo acho um saco quando minha timeline está cheia de coisas inúteis como: "se você não compartilhar sua mãe vai morrer" ou "compartilhe isso e fulano ganhará num sei quantos dólares pro cada compartilhamento". Mas por favor, eu não acho que nós somos o câncer da internet.

O grande problema de todo mundo - até o nosso - é idealizar os americanos como melhores. Isso acontece desde os primórdios da humanidade, desde que os EUA se torno a grande potência mundial. A visão dos próprios brasileiros sobre eles mesmos faz passar uma imagem errada do que exatamente somos. Por exemplo, se você perguntar para algum estrangeiro, todos vão dizer que somos o país do futebol, do carnaval, das mulheres mais bonitas... Mas a pergunta que não quer calar: é por isso que você quer ser reconhecido? 

Eu sei que talvez eu tenha fugido um pouco do assunto "câncer da internet" mas isso tem tudo a ver. Nós brasileiros somos um povo prestativo, um povo inteligente que só precisa ser melhor instruído, que precisa conhecer sobre política, sobre questões sociais e não só sobre futebol e mulheres nuas na televisão. Na minha visão, o Brasil é mais do que isso, é um país com um povo que tem tudo para ser a potência mundial e que tem tudo para não ser o "câncer da internet". 

Isso me deixa extremamente chateada, afinal eu tenho muito orgulho de dizer que sou brasileira - mesmo odiando ter sido colonizada por portugueses - pois mesmo com toda essa corrupção, estamos crescendo, mas não quer dizer que eu esteja satisfeita; orgulhosa pelo que já conseguimos, mas insatisfeita. 

Vários países que estavam na mesma situação que nós a uns vinte ou trinta anos atrás, estavam mais avançados tecnologicamente, o que já deixa uma brecha para os falatórios. Não adianta falar sem fazer e para que tudo isso mude, temos que começar com a educação. Eu mesmo não gosto de estudar, mas sei que é importante e tento fazer o meu melhor, tenho extrema consciência sobre tudo e sei que a minha visão sobre o Brasil é bem mais visionária do que muitos políticos.

Agora voltando para a internet, o jeito é ir mudando aos poucos. Facebook, twitter, o que seja, é um lugar para entretenimento e vamos parar de ser ingênuos. Me deixa muito chateada quando vejo algum site, vídeo ou até mesmo jogo bloqueado para o nosso país. Eu, você, nós estamos nesse índice do "chateamento brasileiro na internet" e eu mesmo não quero estar. Sei que é complicado mudar todo mundo, mas eu gostaria mesmo, que pelo menos um dia, eu possa ver o país não só na internet, mas na televisão, no cinema, visto de outra forma.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. De certa maneira, eu concordo com o que disseram, não é que eu acho os americanos melhores ou coisas do tipo, mas eles sabem fazer diferente, tenho amigas gringas que tem costumes totalmente diferentes na internet. Entende???
    Mas é errado falar que só os brasileiros fazem isso!!!
    Beijos
    www.diariociumento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendo exatamente o que vc quer dizer, isso tudo vem da colonização, culturas diferentes!!

      Excluir
  2. Culturas diferentes que me faz não querer ser reconhecida SÓ por samba, mulher e futebol.
    Sou uma das que quer fazer algo diferente, não só pelo o que posto na internet, mas como professora, junto aos meus alunos!

    Parabéns pelo texto!
    Um beijo,

    algumasobservacoes.blogspot.com
    escritoshumanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu disse, nós somos mais, muito mais do que isso e espero que vc consiga mesmo fazer algo por vc e por todos nós! Beijos

      Excluir
  3. Cara, disse tudo. O Brasil pode ser muito mais, mas nós mesmos fazemos essa imagem e não movemos um dedinho pra mudar... Gostei.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e tem toda razão, ninguém quer mudar, só falar!

      Excluir
  4. Pollyana amei o seu blog e concordo , podemos mudar tanta coisa
    Lá fora somos não só mal vistos , mas na maioria dos paises mal tratados
    o povo lá de fora e bem diferente , brasileiros recebem bem todos os gringos
    mas lá fora a coisa muda muito eu senti na pele , isso intristeçe .
    Estou seguindo seu blog , se quiser conheçer o meu é
    www.dicasdajucy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado e isso é uma coisa triste, eu nunca tive a experiência fora do país, mas conheço pessoas que sentiram isso fora do país, essa falta do "calor brasileiro"

      Excluir
  5. Concordo completamente,não é menosprezando a cultura americana,mas,a genet fica o tempo todo querendo se igualar a eles,nós,mesmos,brasileiros temos que entender que no Brasil também tem coisa boa,como musica,artistas e etc...Concordo totalmente com você,temos que expressar nossa opinião em relação a isso.
    Beijos,Another Sky(no perfil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, Brasil é um país rico em beleza e cultura, temos que valorizar!!!

      Excluir

- não me importo que coloque a URL do seu blog, faço questão que coloque, mas tenha o trabalho de ler e comentar direitinho
- nada de xingamentos ou palavreado de baixo calão
- críticas ou sugestões serão aceitas, desde que sejam construtivas
- não aceito "estou segundo, sigo de volta", todo mundo merece um bom comentário

Você também pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©